sábado, 22 de fevereiro de 2014

Bolo de Castanhas-do-Pará com Calda de Canela



Ingredientes
50 ml de água * 150 gr de açúcar  * 1 pau de canela * Suco de 1 limão * 250 a 300 gr de castanha-do-Pará * 1 ¼ de copo de farinha de trigo- 180gr  * 1 colher de chá de fermento em pó * 1colher de chá de canela em pó * 100 gr de manteiga sem sal a temperatura ambiente  *  ¾  de copo de açúcar - 150gr * 5 ovos * Açúcar de confeiteiro para polvilhar - opcional.
Modo de preparo
1Numa panela pequena, ponha a água, o açúcar, o pau de canela e o suco do limão. Leve ao fogo médio e deixe fervilhar por 8 a 10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar com o pau de canela dentro. Reserve. (Não misture os ingredientes enquanto a calda é preparada. Uma vez postos, basta mexer fazendo movimentos circulares com a panela).
2Preaqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira de 20x28cm com papel-manteiga. Unte de manteiga e polvilhe de farinha. Reserve.
3Ponha as castanhas-do-Pará no processador. Elas podem virar manteiga rápido, fique de olho. Uma vez trituradas, leve a uma vasilha grande e junte farinha de trigo, fermento e canela em pó. Misture tudo com uma espátula. Reserve. (para evitar bolinhas, vale a pena peneirar a farinha, o fermento e a canela).
4Na vasilha da batedeira, ponha a manteiga e o açúcar. Bata com a pá até formar um creme mais claro e leve. Adicione as gemas, uma por uma, batendo bem entre cada uma delas. Pare a batedeira e adicione as farinhas com uma espátula, misturando somente até não haver mais traços de farinha. Reserve.
5   Em outra vasilha, bata as claras em neve. Adicione-as ao creme de castanhas-do-Pará com a espátula o mais rápido possível, para não perder volume. (Para isso, faça movimentos de baixo para cima com a espátula).
6Entorne a massa na assadeira preparada e leve ao forno preaquecido por 35 a 45 minutos.(Vale a pena observar a evolução do cozimento pela luz do forno, sem abri-lo antes dos primeiros 25 minutos. Caso ele já esteja corado, porém não cozido, é possível diminuir a temperatura para 160ºC. para cozinhar sem queimar a crosta e o fundo).
7O bolo deve estar dourado e a faca deve sair seca do centro.(Se preferir use palito para não danificar a aparência).
8Retire do forno, espere 5 minutos e fure todo o bolo.
9Bem devagar, despeje a calda de canela por toda a superfície do bolo. Deixe esfriar totalmente antes de desenformar e partir. Use uma peneira para polvilhar o açúcar de confeiteiro por cima. (Adicionar um pouco de canela ao açúcar pode dar um charme à superfície do bolo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário